• Português
  • English

Comunidade Casa Branca (SP) conquista duas creches para a comunidade e entorno

16/02/2017

A Associação de Moradores da comunidade Casa Branca, na Zona Sul de São Paulo, fará a gestão de duas creches construídas pela prefeitura para atender todas as crianças da comunidade e do entorno. As creches CEI Casa Branca e CEI São Francisco de Assis, com capacidade para atender até 255 crianças cada, estão em fase de finalização e com previsão de inauguração até a primeira quinzena do mês de março.

A construção das Creches foi uma conquista da Associação de Moradores Casa Branca a partir do trabalho de articulação junto à Prefeitura do Município. “A conquista destas duas creches foi um grande passo para o nosso bairro, pois, com isso, conseguimos desafogar uma creche da região e, além do Casa Branca, outras comunidades do entorno também serão beneficiadas. Isso é algo muito significativo para nós”, destaca Rogério Silva de Sobral, vice-presidente da Associação de Moradores da comunidade.

Todas as despesas do CEI Casa Branca e do CEI São Francisco de Assis serão custeadas pela Prefeitura por meio de repasse para a Associação de Moradores, que será responsável pela gestão dos recursos e administração dos espaços.

Para organizar todos os processos necessários para a gestão das creches, receber os professores, pais e/ou adultos de referência das crianças que serão atendidas, a sede da Associação de Moradores será reformada com recursos repassados pela Terra Nova a partir da Regularização Fundiária da comunidade.

“O trabalho de Regularização que a Terra Nova está fazendo aqui na comunidade veio para somar e colaborar com essa conquista. Com a chegada da Terra Nova nós conseguimos uma quadra de esportes e a regularização das ligações de água e de luz. Para participar da Regularização, a comunidade precisou criar uma Associação de Moradores e nós aproveitamos a oportunidade para não ser apenas uma associação com os documentos em dia, mas para ser uma associação que trabalha para a comunidade, sempre em parceria com a Terra Nova e com os órgãos públicos. Se a área não estivesse em Regularização, dificilmente nós teríamos conquistado estas duas creches. Para nós, é muito significativo perceber a confiança que a Prefeitura tem na nossa Associação de Moradores a ponto de nos delegar a gestão dessas duas creches”, explica Rogério.

Todos os professores, diretores e coordenadores pedagógicos serão funcionários concursados pelo Município. Os moradores da comunidade Casa Branca e do entorno, assim como outros interessados, poderão participar dos processos seletivos para as vagas disponíveis para os setores de higiene, alimentação e administração das duas creches.

A Comunidade Casa Branca está localizada em uma área de 36.000,00 m², no bairro Grajaú, na Zona Sul de São Paulo e é composta por, aproximadamente, 1.040 pessoas. A Terra Nova começou a Regularização Fundiária da comunidade em 2010 e, atualmente, concentra esforços para a titulação dos moradores que já concluíram o pagamento, em caráter de indenização para os proprietários legais da área, referente aos lotes que ocuparam, tornando-se, assim, os legítimos proprietários dos seus respectivos lotes.