• Português
  • English

Fundador da Terra Nova, André Albuquerque, participa do Encontro de Líderes do campo da Inovação Social

08/11/2019

Desenhar uma ação piloto no Brasil, que possa servir de modelo para um movimento global nos eixos: ‘Impacto Colaborativo em Territórios – periferias urbanas e Amazônia’ e ‘Colaboração para Fortalecimento do Ecossistema de Empreendedorismo Social no Brasil’. Com esse objetivo, 10 vencedores do Prêmio Empreendedor Social, promovido pelo Jornal Folha de S. Paulo em parceria com a Fundação Schwab, ao lado de referências do campo do empreendedorismo social no Brasil, reuniram-se, de 05 a 07 de novembro, na Comuna de Ibitipoca, reserva particular em torno do Parque do Ibitipoca, em Minas Gerais, para o “Workshop sobre Impacto Colaborativo”, evento da série Diálogos Transformadores promovida pelo Jornal Folha de S. Paulo.

“Esse evento significou muito para mim. Era um sonho pessoal poder trabalhar em colaboração com outros Empreendedores que tem Projetos igualmente importantes para transformar as comunidades onde atuam. Eu sempre tive esperança de que em um determinado momento pudéssemos trabalhar juntos, porque eu tenho certeza que, juntos, somos muito mais fortes e que podemos, através dessa colaboração, ampliar o nosso impacto utilizando a sinergia que existe entre os nossos trabalhos. A Terra Nova está se colocando à disposição para auxiliar na estruturação e execução deste Projeto Piloto e, posteriormente, replicação desse modelo de Impacto Colaborativo para o Brasil e para o mundo, se possível”, destaca o Empreendedor Social e Fundador da Terra Nova, André Albuquerque.

O mentor do encontro, que teve a sua metodologia estrutura em parceria com a Fundação Schwab e a Fundação Dom Cabral, foi o professor Subramanian Rangan, membro do Conselho da Schwab e professor de estratégia e administração do INSEAD, Instituto Europeu de Administração de Empresas, uma das mais conceituadas escolas de negócios do mundo.

Ao lado de figuras inspiradoras como Maure Pessanha, da Artemísia, Edgard Barki, coordenador do Centro de Empreendedorismo da FGV, Paula Fabiani, do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis) e Ricardo Podval, sócio-fundador do Civi-Co, espaço de trabalho compartilhado para empreendedores cívico-sociais, localizado em São Paulo, o grupo organizou ideias que serão desdobradas em iniciativas de trabalho para colaborar com a solução de diversos problemas sociais e ambientais que vemos hoje no Brasil, ao mesmo tempo em que potencializam as frentes de atuação para acelerar o cumprimento das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas pela ONU dentro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Sobre a Fundação Schwab:

Criada em 1998, por Klaus Schwab, idealizador do Fórum Econômico Mundial, a Fundação Schwab para o Empreendedorismo Social tem como objetivo promover soluções empreendedoras e de compromisso social com um claro impacto na base da pirâmide.

A organização identifica e promove a troca de know-how entre empreendedores de destaque, viabilizando o contato deles com grandes contatos internacionais, ao incluí-los na Rede de Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial, e com representantes das áreas empresarial, política, acadêmica e de mídia.

No Brasil, a Fundação Schwab é representada pelo jornal Folha de S. Paulo para temas relacionados ao Prêmio Empreendedor Social, conquistado pela Terra Nova em 2008 e resultando, entre outras questões, na participação da empresa nesta e em outras redes de contato.

Para saber mais sobre a Fundação Schwab acesse: www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/fundacao_schwab