• Português
  • English

Vila Nova, em Matinhos, reforma a Sede da Associação de Moradores

06/06/2017

Os membros da Associação de Moradores da Vila Nova, em Matinhos, litoral do Paraná, estão realizando a reforma da Sede da Associação, utilizada por toda a comunidade e organizações parcerias, com objetivo de entregá-la revitalizada aos novos membros da gestão 2018-2021, com eleições marcadas para o mês de junho.

“A construção da Sede, localizada em terreno com 700 m², sendo 200 m² de área construída, foi realizada com o dinheiro do Fundo de Reserva previsto no Projeto de Regularização Fundiária da Vila Nova. Estamos utilizando o valor do Fundo para revitalizar o espaço e entregá-lo à nova gestão, que também assumirá com orçamento disponível para realizar outras benfeitorias para a comunidade”, comenta Elias Gomes da Silva, presidente da Associação de Moradores da Vila Nova Caiobá para as gestões 2005-2009 e 2013-2017.

Elias, que esteve à frente da associação desde o início da Regularização, destaca que se não fosse por esse trabalho dificilmente a comunidade estaria tão desenvolvida e valorizada. “Nós estávamos com uma ordem de despejo pronta para ser executada. Se não fosse a regularização e o empenho da associação de moradores, a Vila Nova não ia existir. Eu gostei muito do trabalho da Terra Nova e sou um defensor da regularização. Eu acreditei e me surpreendi com os resultados”.

A partir da Regularização Fundiária, a comunidade, organizada e articulada por meio da Associação de Moradores, conquistou obras de infraestrutura e a instalação de equipamentos públicos essenciais para o bairro. “Conseguimos Creche, Posto de Saúde, academia ao ar livre, asfalto em todas as ruas e, agora, estamos trabalhando para a implantação da rede de esgoto. Tudo isso por meio da regularização. A comunidade acreditou e o Poder Público também. Foi um trabalho em conjunto que deu certo”, comenta Elias.

Em uma área com 381.039,44 m² e, aproximadamente, 900 famílias (3.600 moradores), a Vila Nova é atendida desde 2005 pelo trabalho de Regularização Fundiária da Terra Nova. Mais de 200 famílias já receberam seus títulos de propriedade e outras 100 já estão com seus trâmites em cartório aguardando a titulação, prevista para acontecer até o final de 2017. “Essa é a realização de um sonho. Um projeto que está sendo concluído. Na cidade de Matinhos a Vila Nova está em uma excelente localização. Depois de Caiobá e do Centro, o nosso bairro é o mais valorizado e a maior área atendida pelo trabalho de Regularização Fundiária na Cidade”, finaliza o presidente.