No sábado, 02/09, os moradores da comunidade Jardim Glória, localizada na zona Leste de São Paulo, participaram da Ação Social para limpeza das ruas da comunidade, orientações sobre o uso consciente da água, vacinação e outras atividades ligadas à saúde da população.
“A ação foi muito positiva. Além de atividades voltadas à saúde, como a vacinação e alguns testes e exames, a Ação Social mobilizou a comunidade para o recolhimento do lixo das ruas e orientou a população sobre o uso consciente da água e a importância de mantermos a comunidade sempre limpa, evitando o acúmulo de resíduos que atraem insetos e outros animais que afetam e prejudicam a nossa saúde. A partir dessa conscientização, espero, em breve, também organizar uma ação para a limpeza da área de preservação que está localizada bem próxima à comunidade”, destaca Ediana Morais Vieira da Silva, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Glória.
A iniciativa disponibilizou gratuitamente à comunidade os serviços de vacinação, mensuração de peso e altura para crianças de até sete anos, orientações sobre verminose e entrega de solicitação e frascos para o exame, teste rápido de HIV e Sífilis, busca ativa de sintomas respiratórios e entrega de frascos para a coleta de exames de tuberculose, palestras sobre destinação adequada do lixo e informações sobre os Programas de Transferência de Renda (PTR) e sobre o Benefício da Prestação Continuada (BPC).
“Esse tipo de ação tem uma importância muito grande, porque dentro do propósito do nosso trabalho, que é a promoção da saúde ambiental, ações como essas vêm para somar no conhecimento e na educação da comunidade, e isso é o mais importante. O trabalho pontual é muito válido, mas é a soma de esforços como esse que mostra resultados positivos e os bons frutos de todo o trabalho realizado”, comenta Jair Barbosa dos Santos, Gestor Local de Meio Ambiente da APS Santa Marcelina, pelo Programa PAVS na região de Itaquera.
Para Ariana Darwin, da Darwin Engenharia, empresa a serviço da Sabesp, a conscientização em relação à limpeza e o descarte adequado dos resíduos foi um dos principais ganhos para a população. “Por meio dessa ação, estimulamos os moradores a perceberem como a comunidade fica melhor quando os resíduos são descartados de maneira adequada e como é importante a união de todos para que as coisas funcionem enquanto coletivo”.
A Ação foi organizada pela Darwin Engenharia, a serviço da Sabesp, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Gleba do Pêssego, Serviço de Assistência Social à Família (SASF) Parque do Carmo e a Terra Nova. “Iniciativas como essa colaboram para a sensibilização e o fortalecimento da consciência coletiva em relação à importância do cuidado com o espaço comum, o meio ambiente e os reflexos positivos que esse tipo de comportamento traz para a saúde e o bem-estar de toda a população”, destaca a coordenadora do Setor Social da Terra Nova, Gabriela Ortiz.