Com objetivo de trazer para o debate as questões relacionadas à governança de terras no país, o Grupo de Governança de Terras da Unicamp lançou o documentário “De Quem é a Terra?”.
Passando pelas discussões que envolvem a regularização de terras rurais e chegando ao cenário urbano, o documentário discute as possibilidade e iniciativas que colaboram para o melhor acesso e uso da terra em nosso país.
Entre os exemplos citados no documentário está o case da Terra Nova. A iniciativa é apresentada do minuto 11’15” ao minuto 13’36”, com depoimentos de moradores e lideranças da comunidade Casa Branca, localizada na zona Sul de São Paulo em uma área de 36 mil m², com mais de 300 famílias, aproximadamente 1.220 pessoas, atendidas pelo trabalho de Regularização Fundiária da Terra Nova desde 2011.
“A metodologia inovadora de trabalho da Terra Nova proporciona aos moradores de áreas de ocupação informal uma oportunidade de terem acesso à formalidade sem depender das burocracias do poder público ou interesses políticos. Também é uma metodologia que permite o engajamento dos diversos interessados no processo de regularização fundiária, o que também é um dos pontos fortes do trabalho, pois dá acesso à transparência do processo e a participação efetiva dos envolvidos. Acredito na metodologia desenvolvida tendo em vista os resultados obtidos, que vão além da titulação, mas que chegam a proporcionar, além de uma grande valorização das propriedades, uma melhoria na qualidade de vida das pessoas, de acordo com depoimentos que pude ouvir dos moradores das áreas”, destaca o Prof. Dr. Bastiaan Reydon, especialista em Governança de Terras e professor titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e um dos idealizados do documentário.
Confira abaixo a íntegra do Documentário produzido pela Quebra Cabeça Filmes para o Grupo de Governança de Terras formado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), INCRA e Unicamp.