Com o título “A Social Business Trying to Unlock Land Rights for the Urban Poor in Brazil” (Uma empresa social tentando desbloquear os direitos fundiários para os pobres urbanos no Brasil – em tradução livre), a Harvard Business School, uma das escolas de pós-graduação da Universidade Harvard, nos EUA, focada em administração de empresas, publicou no mês de Março um estudo de caso sobre a atuação da Terra Nova no Brasil.
Confira abaixo o resumo (abstract) do estudo de caso que apresenta a trajetória da Terra Nova desde a sua fundação, em 2001, até os dias atuais.
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Os irmãos André e Daniel Albuquerque fundaram a empresa Terra Nova em 2001 para mediar terras em disputa entre famílias pobres, que moravam ilegalmente em áreas urbanas, e os proprietários legais – com a aspiração de melhorar a vida destes moradores.
Uma abordagem empresarial para a questão, como a da Terra Nova, foi algo inovador e contestado, devido à crença predominante que disputas de posse de terra fossem um assunto exclusivo do poder público.
Após lutar para desenvolver um modelo de negócios viável, a empresa recebeu um suporte da empresa de investimento de impacto MOV Investimentos.
Em 2019, a Terra Nova finalmente chegou a um ponto de equilíbrio e estava explorando oportunidade de expansão. Mas os líderes tiveram que decidir o modelo de expansão correto para os negócios sociais.
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A íntegra da publicação está disponível para acesso de pesquisadores e universidades ligadas a Harvard Business School.