A Terra Nova realizou a Homologação de mais um Acordo Judicial para Regularização Fundiária de Interesse Social, somando agora 30 comunidades em atendimento. Localizado em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o local conhecido como Jardim Umuarama está consolidado em um espaço de 24.200,00 m² ocupado, desde 1997, por mais de 200 famílias.
Para Marina Palazzo, uma das proprietárias da área, a mediação realizada resolveu um processo burocrático que durou mais de 20 anos, alcançando uma solução viável para os envolvidos. “Diversas foram as tentativas de solução sem êxito, até que através da intermediação da Terra Nova foi possível entrar em um consenso com os ocupantes. Estamos na expectativa de recebimento da indenização acordada e estamos satisfeitos, pois não foi preciso adotar medidas drásticas contra os ocupantes que aderirem e cumprirem o acordo, os quais ao final terão seu imóvel regularizado”.
O advogado da Associação Comunitária Jardim Umuarama, Dr. Carlos Bernardo Carvalho de Albuquerque, destaca a importância da mediação realizada como algo além da dissolução do conflito fundiária e possibilidade de titulação dos moradores. “É com satisfação que vejo concluir uma etapa de grande importância, com a permanência dos moradores em suas casas, e a futura titulação de seus terrenos, bem como o pagamento da indenização aos proprietários da área, resolvendo um impasse que perdurou por mais de 20 anos. A relevância do fato vai muito além da mera aquisição e pagamento. Abrange não só os aspectos técnicos, materializado no projeto de regularização fundiária e urbanística, mas sobretudo no plano social, dando esperança a centenas de famílias de poderem viver na sua comunidade e nela permanecer”.
Concluída esta etapa de Homologação Judicial, ato que concede validade jurídica ao Acordo realizado, o próximo passo é o Lançamento do Projeto de Regularização, marcado para o dia 27 de abril, das 10h às 17h, por meio de Plantão de Atendimento para adesão dos moradores ao Instrumento Indenizatório para regularização dos lotes em que residem.
Segundo o Diretor de Operações da Terra Nova, Daniel Albuquerque, desde 2012 a empresa tentava mediar com as partes para a Regularização da comunidade. Com este trabalho, a Terra Nova apresenta ao Município de Colombo a sua metodologia, oferecendo oportunidade para atender outros conflitos fundiários semelhantes, com objetivo de alcançar uma solução viável para todos os envolvidos. “Estamos felizes que o resultado do trabalho tenha se transformado em um acordo favorável para a permanência dos moradores na área, que já está bastante consolidada. Além disso, este é o nosso primeiro trabalho no Município de Colombo, região com muitas áreas de ocupação irregular e que esperamos auxiliar com a nossa metodologia”.
Lançamento do Projeto de Regularização Fundiária do Jardim Umuarama
Data: 27/04 (sábado)
Horário: 10h às 17h
Local: Rua Rio Piratini, 107 | Roça Grande | Colombo
Posto de Atendimento Terra Nova no Jardim Umuarama
Agente de Atendimento: Vitor Brich
Telefone: 41 99682 6290
E-mail: [email protected]
Endereço: Rua Rio Piratini, 107 | Roça Grande | Colombo
Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 18h18
Acesse a página deste Projeto e confira outras informações sobre esta Comunidade.