Em comemoração aos 370 anos de Paranaguá, cidade no litoral do Paraná, na sexta-feira, 27 de julho, aconteceu a inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das Artes, localizado dentro da Vila Marinho.
O espaço, com cine teatro, sala de artes, biblioteca com capacidade para mais de 4 mil títulos e espaço para informática, irá oferecer serviços nas áreas de Cultura, Esporte e Assistência Social para os moradores da Vila Marinho, Jardim Iguaçu e Jardim Figueira, próximo ao local.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Porto dos Padres passa a atender dentro do CEU das Artes e o Conselho Tutelar e a equipe do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Paranaguá também farão atendimento especializado verificando situações de vulnerabilidade social relacionadas às crianças e idosos, cadastro para o programa Bolsa Família entre outros serviços.
Os moradores, em especial as crianças e os jovens, também poderão participar de oficinas de música e de teatro, organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, além de aulas de judô, karatê, capoeira, beach soccer, tênis de mesa e skate realizadas pela Secretaria de Esportes do Município.
O CEU das Artes integra a Área Institucional destinada à implantação de equipamentos públicos dedicados ao atendimento das comunidades Vila Marinho e Jardim Iguaçu, além do entorno, conforme previsto no Projeto de Regularização Fundiária das comunidades, a partir da concordância do proprietário legal da gleba em regularização.
Além do CEU das Artes, a Área Institucional possui Posto de Saúde, Campo de Futebol e o CMEI Prof.ª Denise Farias Alboitt, inaugurado no início de 2018, com capacidade para atender até 200 crianças de 0 a 4 anos, algumas em tempo integral.
As comunidades Vila Marinho e Jardim Iguaçu, em Paranaguá, são atendidas pelo trabalho de Regularização Fundiária da Terra Nova desde 2003. Juntas, elas ocupam uma área com mais de 960 mil m² e mais de 6 mil habitantes.